quinta-feira, 18 de junho de 2009

Os dias da semana em inglês

Dias da semana em inglês - Calendário
Os dias sa semana em inglês são muito fáceis de aprender e usar no dia-a-dia. Dizem que eles estão associados com os planetas e o sistema solar, mas a verdade é que eles se tornaram palavras de uso necessário em nossa vida cotidiana.

Geralmente, os dias da semana em inglês são escritos em letras maiúsculas, ganhando certo destaque nas frases americanas. Abaixo segue a lista de palavras dos dias da semana em inglês e suas traduções.

Os dias da semana em inglês e suas origens

Sunday - Domingo
Como a palavra sun significa sol e day significa dia, a tradução literal de Sunday seria dia do sol.

Dizem que esta palavra era usada em homenagem ao sol ou ao deus do sol, mas por causa da influência cristã, Sunday passou a ser associado com o dia do Senhor.

Monday - Segunda
A primeira parte desta palavra vem de Moon, que significa lua. Assim temos o dia da lua como segunda-feira.

Tuesday - Terça
Agora, os americanos viajaram ainda mais nos dias da semana em inglês. Em vez de associar diretamente com o planeta marte (mars), os americanos associaram terça-feira ao deus da gerra na mitologia nórdica chamado Tiw (também conhecido como TYR e Tywar). Também existe uma associação desse dica com o planeta marte.

Wednesday - Quarta
Para os povos anglo-saxões, comunidades que falavam o idioma inglês antigo, o deus Odin, também da mitologia nórdica, era conhecido como Woden. Juntando Woden com day, temos o dia da semana em inglês Wednesday, fazendo uma menção ao dia de Odim ou dia de Woden.

Astrologicamente, Wednesday está associado ao planeta Mercúrio.

Thursday - Quinta
Mais uma vez, entramos na mitologia nórdica para explicar a origem dos dias da semana em inglês. Dessa vez os americanos associaram este dia ao deus nórdico Thor, o deus do trovão.
Thursday (Quinta) – Thor Deus do Trovão, associado a Júpiter. Assim como os outros deuses da mitologia antiga, Thor está associado com o planeta Júpter.

Friday - Sexta
Parece que os americanos, ou os povos que deram origem a língua inglesa, adoravam a mitologia nórdica mesmo. O dia da semana em inglês Friday parece ter sido formado da união entre Frigg, mulher do deus Odin, e da palavra day, significando dia de frigg. Para aqueles que gostam de associação com planetas, Frigg também está relacionada ao planeta Vênus.

Saturday - Sábado
Agora entramos no último deus da lista para formar os dias da semana em inglês.Saturn é conhecido como o deus romano da agricultura, e sua junção com a palavra day deu origem a Saturday.

Os dias da semana em inglês nos calendários
Em calendários eletrônicos, ou mesmo de papel, é comum ver as palavras dos dias da semana em inglês abreviadas. Apesar de ser algo bem básico, é sempre bom conhecer detalhes sobre cada assunto.

Em calendários pequenos, é bem comum encontramos os dias da semana em inglês apenas com as suas três primeiras letras, ou seja, Mon (segunda), Tue (terça), Wed (quarta), Thu (quinta), Fri (sexta) e Sat (Sábado). Apesar disso, os dias da semana em inglês nem sempre aparecem na mesma ordem descrita acima.

Outra forma de abreviação, em calendários americanos menores ainda, é usar somente a primeira letra de cada dia da semana. Assim teremos M (segunda), T (terça), W (quarta), T (quinta), F (sexta) e S (sábado).

Aprendendo inglês grátis com o Youtube
Como não poderia deixar de faltar, procurei alguns vídeos no youtube que mostrassem como falar os dias da semana em inglês. Assim fica mais fácil aprender a pronúncia das palavras.





Os créditos da imagem pertencem à Joe Lanman

Nenhum comentário:

Postar um comentário